top of page

11 Coisas que Aprendi Dando Aulas Ao Vivo e Online

Este mês está completando um ano que o Empoderamento Financeiro (curso de #finançaspessoais e #investimentos) e o curso de Finanças para Empreendedores da Update estão sendo feitos ao vivo e online. Assim, decidi dividir minha experiência durante esse período listando 11 coisas que aprendei dando as aulas online e ouvindo os feedbacks dos próprios alunos: 1) No curso presencial as dúvidas muitas vezes eram sanadas só no individual, sem que o restante da turma conseguisse aproveitar o aprendizado da questão levantada. Já no curso online, a dúvida de um se torna a dúvida de todos, uma vez que todo mundo acompanha a questão e a resposta de uma pergunta durante a live. E aí todo mundo acaba apredendo por igual.


2) Nas aulas online os alunos perguntam e participam mais, pois ficam menos receosos, envergonhados ou inibidos. As pessoas costumam ficar mais corajosas porque não estão sendo observadas e pré-julgadas por outros alunos da turma. 3) No online a atenção ao conteúdo é maior, pois em casa e em local adequado os alunos tem muito menos distrações do que quando estão em uma turma com trinta pessoas na mesma sala. Não tem conversas e brincadeirinhas paralelas, outros falando ao celular, gente saindo no meio da aula e etc. 4) Também percebi que os atrasos são muito menores, pois não tem o tempo adicional de deslocamento, o efeito do trânsito e o tempo perdido procurando estacionamento que sempre acontecem quando o aluno vai para o curso presencial. 5) No online as pessoas estão mais propensas a aprender pois estão em casa! Um ambiente confortável, seguro, amistoso e conhecido, e com isso o foco fica todo voltado para a tela do computador e para o conteúdo da aula.



6) No curso online o networking é potencializado, pois os alunos conseguem ver o nome e a foto de todos na sala virtual e conseguem rapidamente pesquisar o que cada um faz na sua vida profissional. Não raro percebo trocas de emails e vejo novos negócios e parcerias surgindo já logo após os cursos. Sem sombra de dúvidas, os contatos e parcerias acontecem muito mais rapidamente do que no ambiente presencial. 7) Durante as aulas online os alunos conseguem promover um sentimento de orgulho dentro de casa, pois a família e os amigos, conseguem realmente ver e acompanhar seu esforço e empenho enquanto aprendem e procuram evoluir. 8) No online é mais barato, rápido, flexível, dinâmico e principalmente mais seguro tanto para quem ministra as aulas, quanto para os alunos! 9) Esqueci de comentar que um dos pontos que levam os alunos a participar mais é que eles também tem a opção de participar através da escrita e não só falando. E como nós bem sabemos existem pessoas que "funcionam" melhor falando, outras ouvindo e outras só escrevendo... Assim o curso online é mais democratico e inclusivo pois dá a oportunidade e as ferramentas para todos aprenderem, participarem e se expressarem ao seu modo.

10) Os feedbacks que recebemos acabam sendo mais honestos, pois os alunos se concentram no que aprenderam, no que viram e no que sentiram ao fornecer sua opinião sobre o curso e seu conteúdo. Não transmitem uma opinião sob a influência de outros e falam sem o peso dos olhares, opiniões e julgamentos alheios. 11) No online só é um pouco mais complicado para o professor, pois temos uma dificuldade maior de sentir a "temperatura", o grau de satisfação e o humor da turma tão importantes para que possamos ir adaptando e gerenciando o conteúdo para garantir o correto aprendizado de todo mundo. A adaptação dos cursos para o online foi um processo muito legal e de muito aprendizado, e para nossa surpresa, se mostrou muito mais eficaz em diversos aspectos quando comparado ao presencial. Conseguimos aprimorar nossa metodologia, o conteúdo, trazer novas ferramentas, aumentar a interação dos alunos, a dinâmica e a qualidade dos cursos. A atual situação exige que continuemos no universo da aprendizagem online, e o processo de evolução pelo qual todos nós estamos sendo obrigados a passar ao enfrentar toda essa crise sanitária e econômica, pode confirmar que devemos continuar assim. Sobre o autor: Luiz Mar é Administrador graduado pela UFPR, com MBA em Direção Estratégica e Pós-Graduação em Finanças Empresarias. É criador do Empoderamento Financeiro onde ensina Inteligência Financeira e Investimentos, e do Finanças para Empreendedores onde ajuda pequenos e médios empresários a fazer a gestão financeira dos seus negócios. É profissional da área financeira e há mais de 16 anos trabalha com planejamento financeiro na Mondelez Internacional. Na Update Consultoria, seja virtualmente ou presencialmente, ajuda empreendedores e profissionais com treinamentos, investigação apreciativa, plano de negócios, plano financeiro, planejamento estratégico e finanças pessoais.

Denunciar


14 visualizações0 comentário
bottom of page