top of page

Como não Passar Sufoco com Falta de Dinheiro no Fim do Mês?

Se todo mês a mesma história se repete: você em cima do banquinho, a corda no pescoço e o cheque especial e o cartão de crédito prontos para dar o chute no banco, saiba que você não está sozinho. Afinal, uma parcela muito considerável das famílias brasileiras não consegue chegar no final do mês com as contas em dia.


E se você cansou de ficar assistindo esse déjà-vu de morte financeira todo os meses, é preciso parar de ficar arranjando desculpas e é necessário agir o quanto antes. Para tentar te ajudar nessa difícil tarefa, reuni algumas estratégias que podem mudar o final do seu filme.


Com certeza a corda vai ficar menos apertada no final do mês se você, ao longo das semanas, conseguir ir economizando aos poucos. Comece cortando pequenos gastos diários como cafezinhos, chocolates, coisinhas e outros gastos supérfluos. Boa parte do estouro do seu orçamento com certeza está nessas pequenas coisas, pois essas despesas “mínimas” levam o seu dinheiro embora sem que você perceba. Além disso, evite os desperdícios de todas as formas o quanto mais for possível.


Outra dica importante é pesquisar preços, sempre pedir descontos e evitar o hábito de parcelar. Antes de comprar, faça pesquisa de preços para saber onde pagar mais barato. Alguns sites podem ajudar nesse processo de comparação de preços antes da compra: Buscapé, Bondfaro e Zoom são bons exemplos. E não hora de pedir descontos, não pergunte se tem desconto, já chegue perguntando quanto é o desconto!


Ter metas materiais é outra coisa que ajuda bastante. Te ajuda a manter o foco, te ajuda a concentrar suas reservas em objetivos palpáveis, te livra da compra por impulso e serve de estímulo ao passo que procura economizar todos os meses.


Também o cheque especial vai deixar de ser o seu inquisitor quando você começar a fazer o controle de gastos diários. Anotar os gastos, sejam eles pequenos ou não, faz toda a diferença na vida financeira. Além de oferecer uma visão mais clara sobre o direcionamento do próprio dinheiro, o controle de gastos permite equilibrar as dívidas, economizar e até pensar em outros investimentos para o futuro.


Definitivamente, o final feliz do longa metragem chamado vida financeira, passa também por achar alternativas para fazer renda extra e principalmente pelo desenvolvimento da inteligência financeira que somado a todos os demais pontos levantados nesse artigo, te capacitará a tomar boas decisões em relação ao seu dinheiro, ou seja, você para de gastar dinheiro com coisas desnecessárias, economiza e passa a gastar com aquilo que realmente vai fazer diferença na sua vida. 


No meu curso Empoderamento Financeiro, além de aprender a desenvolver a inteligência financeira e aprender como investir, você aprende na prática como criar a sua própria planilha de controle das finanças pessoais de forma simples, e de quebra faz a projeção anual garantindo um orçamento completo, personalizado e matador!


Sobre o autor: Luiz Mar é Administrador graduado pela UFPR, com MBA em Direção Estratégica e Pós-Graduação em Finanças Empresarias. Criador do Empoderamento Financeiro onde ensina Inteligência Financeira e Investimentos, é profissional da área financeira e há mais de 15 anos trabalha com planejamento financeiro na Mondelez Internacional. Na Update Consultoria, onde é sócio por mais de 5 anos, ajuda empreendedores e profissionais com treinamentos, investigação apreciativa, plano de negócios, plano financeiro, estratégia e finanças pessoais.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page