Como Saber se o seu Negócio Tem Futuro?

Quer saber se o seu negócio atual ou se sua ideia de empreendimento é lucrativa, tem futuro ou é realmente viável? Então você precisa de um Plano de Negócios!

O Plano de Negócios é uma ferramenta que pode ajudar seu negócio a vencer a batalha da sobrevivência e te dar todos os detalhes necessários para que tenha um crescimento sustentável e uma constante geração de lucro.


Além de validar se vale a pena ou não seguir adiante com um projeto, um bom plano de negócios também é imporante pelos seguintes motivos: a) Será o material que usará para mostrar e vender sua ideia de negócio a eventuais investidores, sócios e parceiros; b) Vai orientar as suas atividades, dos sócios e a do seu pessoal; c) Vai ajudar no desenvolvimento da sua equipe de gestão, pois vai deixar claro os objetivos e as metas do negócio de curto, médio e longo prazos;

d) E é um documento importante e imprescindível para obter recursos financeiros no mercado como investimento inicial e capital de giro para financiar sua operação; Mas o que é necessário para se elaborar um plano de negócios? Em primeiro lugar é necessário uma boa ajuda profissional! Uma consultoria especializada pode te ajudar nesse processo: na elaboração e na formatação do documento, nos estudos de viabilidade que devem estar presentes no plano, na crítica em relação ao seu novo negócio, nas análises, nas definições das premissas e principalmente ser aquela voz exterior atuando como parceiro necessário durante o seu processo de tomada de decisão.


Cada caso é um caso na hora de se montar um plano de negócios. Nunca um plano será igual ao outro, pois cada projeto tem suas particularidades. Mas podemos, de forma geral e resumida, listar alguns passos importantes que você deve seguir na hora de montá-lo:


1) Encare a realidade: É necessário encarar a sua ideia como um negócio de verdade. Isso porque tendemos a acreditar que nossas ideias são geniais e infalíveis, porém, na prática, as coisas não são bem assim. Por isso é muito importante lembrar que o plano de negócios deve ser uma ferramenta para testar a viabilidade da ideia e não o documento para justificar uma ideia. E nesse estágio, outra pergunta muito importante a se fazer no início é se sua ideia de negócio está reamente alinhada aos seus valores internos e os seus objetivos de vida.

2) Sumário executivo: Nada mais é que uma carta introdutória onde você expõe a razão pela qual está fazendo o plano de negócios. É hora de contar a história por detrás da ideia, qual o tipo de negócio, qual a necessidade identificada no mercado, como vai suprir essas necessidades, apresentar a estrutura legal da empresa e etc. Ou seja, é um suscinto sumário do porquê a empresa precisa existir e porquê a sua ideia é realmente relevante.

3) Descrição do Negócio: Aqui você vai discorrer sobre a visão, a missão e os valores da empresa, os objetivos do novo negócio, o mercado que vai atingir, e deve conter todas justificativas dos investimentos que serão feitos. Importante! todas as observações que destacar devem ser preferencialmente baseadas em estudos, dados técnicos e devem conter as fontes e a descrição detalhada do embasamento teórico.

4) Análise de Mercado: É o momento de apresentar qual o mercado que sua empresa vai atuar, qual o público alvo que ela vai atingir, qual a área geográfica será abrangida, qual a estimativa de venda presente e futura, qual a política comercial e quais os preços que serão praticados. Também precisa descobrir qual é o crescimento do mercado que seu negócio vai atuar e determinar qual o % desse mercado deseja atingir com base nas estimativas de vendas dos próximos anos. É o momento de fazer uma análise realista dos pontos fortes e dos pontos fracos dos produtos e serviços que serão ofertados. Fazer uma análise criteriosa em relação à sua concorrência. E é imprescindível ter uma descrição específica e detalhada sobre os seus futuros clientes, qual o estilo de vida deles, o gênero, a idade, a ocupação, preferências e etc...

5) Proposta de valor: Simplesmente o ponto mais importante de todo o seu Plano de Negócios! Uma vez entendido qual é o seu cliente e o que ele quer, você deve ter na ponta da língua e de forma clara o porquê o seu futuro cliente vai te escolher. Por que ele preferirá escolher você à seu concorrente? O que você oferta que supre e cura as dores e as necessidades do seu cliente de forma única? Qual é o seu verdadeiro diferencial?

6) Produção: Faça uma descrição minuciosa do seu produto ou serviço e como ele será produzido, ofertado e distribuído. Coloque de forma minuciosa quais são as etapas de fabricação do produto desde a ideia até o momento da sua venda. Identifique e liste tudo o que pode dar errado durante o processo produtivo e assim já tenha em mãos um plano para esses eventuais problemas futuros. Eventualmente, isso já vai te permitir até fazer alguns ajustes no processo antes mesmo da implantação da empresa!

7) Estratégia de Marketing/Comunicação: Algumas perguntas devem ser consideradas e não devem ser de forma alguma negligenciadas quando montar a sua estratégia de marketing: Como vai comunicar a sua proposta de valor? Qual o canal que será utilizado? Virtual? Tradicional? Ambos? Qual a descrição detalhada das ações e inciativas planejadas (onde, quando, porque e quais os valores dos insvestimentos). Qual e como será a força de vendas da empresa? Quais os indicadores vai usar para conseguir determinar a efetividade das suas ações de marketing? Qual o % da sua receita você vai destinar mensalmente para os investimentos em marketing e propaganda?

8) Recursos humanos: Importante listar qual será a equipe, suas atribuições, ambições e responsabilidades. Descreva quem serão os executivos e quais as competências e experiências que eles tem para fazer a gestão do negócio. Monte um plano de cargos e salários para as pessoas que te ajudarão nessa caminhada e decida se terá ou não um plano de distribuição de lucros. Também em hipótese alguma deixe de orçar e prever um % da sua receita para destinar ao treinamento e ao desenvolvimento constante da sua equipe.

9) Análise SWOT: Faça a análise honesta de quais as oportunidades, riscos, ameaças e fraquezas do seu negócio. E se possível inclua nesse exercício pessoas que não estão diretamente envolvidas no seu projeto.

10) Análise Econômica/Financeira: Depois de tudo posto, é chegada a hora da análise de quanto a empresa vai gerar de dinheiro, quanto vai precisar para operar, quando vai precisar do dinheiro e onde vai obter esse dinheiro. É nessa hora que verificamos a necessidade de investimento, o ponto de equilíbrio, as margens, a lucratividade, montamos o DRE e o Fluxo de Caixa (de no mínimo 3 anos) e verificamos todos os indicadores de viabilidade financeira. O DRE e o fluxo de caixa devem ser o reflexo de todas as premissas anteriores citadas no plano de negócios. E com base neles, monte os KPIs que deverá analisar mês a mês para ter o controle da saúde financeira do seu empreendimento.


Bem, tratamos apenas de questões gerais que devem ser levadas em consideração na construção do seu plano de negócios. Mas saiba que existem também alguns outros pontos que devem se analisados em detalhes, como por exemplo, a questão da sustentabilidade, compliance e etc. Mas tudo o que foi escrito aqui, já te dá uma ideia do tamanho da complexidade e da seriedade que é a construção de um Plano de Negócios e também do por que, na grande maioria das vezes, a ajuda profissional pode ser fundamental nesse processo todo. Aqui na Update, afim de ganharmos velocidade e termos um trabalho de alto nível, sempre utilizamos a metodologia do Business Model Canvas antes da construção de todos os Plano de Negócios de nossos clientes. E dependendo do projeto e da necessidade, fazemos uso também do Project Canvas para ajudar as pessoas envolvidas a gerenciar prazos e responsabilidades do seu novo negócio. Concluindo O Plano de Negócios é uma ferramenta usada para verificar se seu negócio é viável e se é sustentável, ou seja, durante a sua construção e até mesmo na sua conclusão dele, talvez seja indicado que será necessário mudar algo na sua ideia. Por isso, seja flexível para adaptar ou até reinventar a ideia original em função dos resultados obtidos durante o planejamento, devido às análises feitas e até mesmo devido à resposta do mercado.

Se após todas as conclusões, a ideia valer o esforço e é financeiramente viável, siga em frente. Caso contrário, não desanime! Ainda existirão inúmeras oportunidades por aí, e ideias incríveis esperando serem testadas e postas à prova. #updateyourbusiness

7 visualizações0 comentário