Consultoria Empresarial: como identificar o momento certo de pedir ajuda?

Atualizado: 9 de Dez de 2020

Ao contrário do que muita gente pensa, contratar uma consultoria não é coisa só para grandes empresas.


Administrar o próprio negócio é um grande desafio e, para o pequeno empreendedor, que muitas realiza várias atividades sozinho, as dificuldades podem ser ainda maiores. Achar seu modelo de negócio, determinar sua estratégia, precificar corretamente seus produtos e serviços dentro do seu nicho de mercado, otimizar os processos internos, aumentar a produtividade e reduzir custos e despesas são fatores fundamentais para as empresas, principalmente em tempos de economia frágil, crise e concorrência cada vez mais acirrada.


Sim, nós sabemos que executar tudo isso não é uma tarefa simples, ela envolve tempo, conhecimento, trabalho conjunto e experiência para se criar um planejamento coordenado e determinar quais ações são necessárias para conseguir o crescimento e a sustentabilidade do negócio.

Por isso, muitas vezes, uma ajudinha externa pode ser indispensável para te ajudar nesse processo. Assim, a consultoria empresarial não deve ser vista apenas como um mero custo para a empresa, mas sim deve ser avaliada como investimento, considerando prazo e retorno desse investimento.


"Todos somos capazes de corrigir nossos próprios erros, mas há, com frequência, grande valor em uma voz externa - alguém que pode fornecer uma avaliação objetiva, técnica e profissional sobre como somos e o que estamos fazendo, assim como o impacto potencial de nossos pensamentos e ações sobre nosso futuro. Essa avaliação objetiva é rica, pois nos possibilita ver coisas que não vemos." (Jim Rohn)

Neutralidade, assertividade, experiência com ferramentas e indicadores, ter a leitura correta dos números da empresa, diversidade, experiência de mercado, foco e agilidade são apenas algumas vantagens de se contratar um serviço especializado.


Uma consultoria pode ser contratada até mesmo antes da sua empresa entrar em operação, para a construção do seu plano de negócios. É o momento onde fazemos uma avaliação criteriosa dos objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que eles sejam alcançados, diminuindo os riscos e incertezas para o empreendedor, empresa ou investidor. Ele é essencial para a validação e a viabilidade de uma ideia ou de um novo negócio, e é pré-requisito para a obtenção de recursos financeiros no mercado. Trata-se de um documento que descreve os processos, estabelece a estratégia, define a operação e as rotinas necessárias para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazos. Além disso, esse rigoroso exercício de planejamento faz toda diferença, é como diz a famosa expressão: para quem não sabe para onde seguir qualquer caminho serve. Ou seja, a falta de planejamento no mundo dos negócios pode ser fatal.


Outro momento que uma consultoria pode ser de muita ajuda é quando o empreendedor decide melhorar seu controle e seu planejamento financeiro. Não se engane, não há negócio bem sucedido que seja desorganizado financeiramente. Por isso uma consultoria é quem pode te ajudar na criação e na renovação dos seus processos financeiros, cria relatórios e reportes do seu resultado e te ajuda a interpretá-los, e até mesmo pode desenvolver um dashboard (painel) com os principais indicadores financeiros do seu negócio para facilitar o acompanhamento da sua operação (margem de contribuição, ponto de equilíbrio, rentabilidade, lucratividade, fluxo de caixa e etc...).


Na realidade não existe momento ideal para pedir ajuda, não existe uma regra. Mas lembre-se: “A melhor hora de consertar o telhado é quando não está chovendo.”


Você pode por exemplo, contratar uma consultoria para prestar serviço mensalmente, te ajudando a gerenciar e planejar financeiramente seu negócio, pode contratar uma única vez para a construção do seu plano de negócios, ou até mesmo periodicamente, trimestralmente ou semestralmente para planejar financeiramente os meses seguintes com o apoio do seu histórico financeiro atual. Independente de quando, o certo é que você sempre contará com análises certeiras, isentas e objetivas sobre o presente e futuro do seu negócio.


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