Guia Rápido de como Utilizar o Bitcoin no seu Negócio

O Bitcoin é um novo paradigma de dinheiro. Lançado em 2009, foi uma resposta à crise financeira que se instalou no mundo em 2008. Foi desenvolvido para ser nativo à internet, sem intermediários, sem fronteiras e sem o controle de governos e banqueiros. É uma moeda resistente à censura, não pode ser confiscada e é anti-inflacionária. É o dinheiro livre!


Em média, de 10 em 10 minutos, todas as transações globais em bitcoin são adicionas em um registro descentralizado, controlado por um algoritmo, um grande livro razão distribuído e compartilhado entre milhões de computadores ao redor do mundo, chamado blockchain.


Por que o Bitcoin é melhor que o Real? Quem escolhe usar Bitcoin passa a usufruir de transações monetárias digitais que podem ser enviadas para qualquer lugar do mundo independentes de bancos, governos e de redes de pagamento controladas por intermediários como Visa, Mastercard e etc. Os bancos tendem a não gostar de Bitcoin, pois o Bitcoin tira deles o controle do dinheiro dos seus clientes. Os grandes intermediadores como Visa e MasterdCard também não gostam dele, pois as transações em Bitcoin geralmente custam muito pouco se comparado aos 2 e 3 por cento que são cobrados pelas administradoras de cartão de crédito. No Bitcoin, a posse, a liberdade e a responsabilidade passa totalmente para o seu detentor, tornando-o inconfiscável, inviolável e seguro.


As moedas fiduciárias, como o Real, tendem a perder o seu valor ao longo do tempo, pois sofrem o impacto da inflação causada pela impressão indiscriminada de dinheiro, pelas decisões econômicas desastrosas, pela influência política e governamental e pela corrupção.

O Bitcoin, pelo contrário, é blindado contra a influência governamental, e terá uma quantidade limitada a 21 milhões de moedas circulantes no mercado. Além disso ele sofre um choque de oferta de quatro em quatro anos que acontece no processo chamado de halving. Ou seja, o Bitcoin tende então a ganhar valor ao longo do tempo, pois ao passo que ganha cada vez mais utilidade, também terá a oferta cada vez mais limitada.


No Brasil, vários comerciantes já usam Bitcoin para atrair mais consumidores, pois muitos turistas e estrangeiros que se hospedam no Brasil já são utilizadores do Bitcoin.


O Bitcoin é Escasso!


A escassez definida pelo algoritmo é o que dá valor ao Bitcoin e o torna uma boa moeda. Quantos mais utilizadores, maior será seu poder de compra, pois a quantidade de Bitcoin em circulação é limitado.

O Real, por outro lado, pode ser criado do nada pelo banco central, não tem lastro a nada, e não há qualquer limite máximo para a quantidade de reais em circulação. Isso beneficia o governo através de inflação, mas não a população. Quanto mais Reais em circulação, cada Real passa a ter menos poder de compra.


Mas e a Volatidade do Bitcoin?

A curto prazo, o valor do Bitcoin costuma até variar bastante, mas essa volatilidade observada no dia a dia tende a sumir quando você analisa o que acontece ao longo do tempo. Podemos verificar que a volatilidade do bitcoin vem caindo ao longo dos anos. Essa queda na volatilidade tem a ver com evolução da tecnologia e o aumento da adoção do bitcoin pelas pessoas e pelas organizações e instituições. Quanto mais gente usando o Bitcoin, mais estável seu preço será. O Bitcoin tende a se Valorizar!

Quando se recebe e poupa em Bitcoin, tudo tende a ficar mais barato a longo prazo. Com o Real tudo tende a ficar mais caro...


Bitcoin é um investimento no seu próprio negócio caso esteja interessado em autonomia, independência, e soberania sobre seu próprio dinheiro.


As regras do Real mudam regularmente por conta de questões políticas e essas mudanças raramente beneficiam a população. As regras do Bitcoin são fixas e iguais para todos, imunes a questões políticas ou de corrupção.


Como usar o Bicoin no seu Negócio?

O Bitcoin é "prejudicado" por sua própria genialidade: graças à forma como a blockchain foi criada, ela as vezes peca pela lenta velocidade das transações e pelo custo das transações. Por isso, pesquisadores, desenvolvedores e a comunidade Bitcoin encontraram uma forma de permitir que a rede do Bitcoin acomodasse mais transações e assim torna-las instantâneas e muito mais baratas. Assim surgiu a Lightning Network! A Lightning Network é uma “solução de segunda camada” desenvolvida na rede Bitcoin, ou seja, foi desenvolvida separadamente da rede Bitcoin, mas que interage com ela. É composta por um sistema de canais que permite que pessoas ou empresas transfiram dinheiro entre si sem precisarem usar a blockchain para verificar a transação. Possui similaridades com o atual sistema de liquidações usado por empresas como Visa e Mastercard — quando você paga por algo que não é instantaneamente processado. Em vez disso, existe uma rápida verificação dos fundos do comprador e o pedido do vendedor — dando o sinal verde para que uma transação aconteça. A liquidação dos fundos dentro da blockchain acontece minutos depois da transação ter sido realizada de forma imediata.


A Lightning Network é operada por uma rede de nós (também descentralizada) que processa pagamentos e transações que são feitas usando códigos QR. A moral da história é que, com a Lightning, pagamentos são processados instantaneamente com taxas mais baixas. Na teoria, permite que milhares ou centenas de milhares de transações aconteçam em tempo real, resolvendo o problema da escalabilidade do Bitcoin. Depois de toda essa breve explicação, na prática você precisa seguir o seguinte passo a passo para começar a utilizar o Bitcoin nas suas transações comerciais:

1. Baixar uma carteira: O Bitcoin é uma rede aberta e por isso há muitas carteiras que permitem receber, enviar e guardar bitcoins. Para começar, recomendamos a carteira Muun. Ela é gratuita e totalmente segura. 2. Criar e guardar carteira: Ao abrir o aplicativo siga as instruções para fazer backup da sua carteira e anote o código em um papel. Esse código deve permanecer em segredo e bem guardado. Se por algum motivo vier a perder acesso ao app e ao seu celular, você pode usar este backup para recuperar todos os seus bitcoins. Ah, também não se esqueça de clicar em Settings e definir a conversão para Reais.


3. Criar uma cobrança: Clique no botão Receive para gerar um endereço e escolha o método para receber: Bitcoin modo normal ou Lightning Network, aí clique em Advanced e defina o montante em reais que deseja receber.


4. Receber Bitcoin: Mostre o código QR gerado no aplicativo para o cliente escanear. Uma vez pago pelo cliente, a sua carteira vai notificar que o pagamento foi recebido. Os pagamentos por Lightning são imediatos. Pagamentos em bitcoin demoram em média 10 minutos até estarem completamente seguros.


5. Trocar para Reais: Abra uma conta em uma corretora segura. Eu recomendo a Binance. Aí é só enviar seus Bitcoins da carteira Muun para o seu endereço na Binance. Ao fazer isso, dentro da Binance faça a troca por reias e faça o saque via PIX.



Bem, de uma forma resumida é isso o que precisa saber para incluir o BTC como meio de pagamento dentro do seu estabelecimento. Se ficou alguma dúvida, ou acha que vai precisar de ajuda ao implementar o passo a passo, não deixe de entrar em contato conosco. Nós podemos te ajudar e te dar segurança durante todo o processo.

E se quiser aprender mais sobre os fundamentos do Bitcoin e do mercado de criptomoedas, não deixe de fazer o nosso curso Bitcoin Revolutions: www.seumelhorresultado.com.br/br

#updateyourbusiness

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo