Porque Fazer um Plano de Negócios?

Atualizado: 19 de abr.

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre plano de negócio. Ou talvez até saiba o que é, mas ainda não tenha dado o devido valor a ele. Mas fato é: sem esse planejamento, os riscos da sua empresa aumentam consideravelmente.

Mas o que é plano de negócio?

Trata-se de um documento, um dossiê, que reúne a estratégia e o plano operacional da empresa, ou seja, uma compilação de tudo o que deve ser feito pelo empresário para alcançar seus objetivos. O plano de negócio inclui uma série de análises que mostram a empresa em sua totalidade, como se fosse um retrato.

Ou seja, por meio dele, o empreendedor consegue ter conhecimento do mercado que esta inserido, tem o seu plano de marketing, faz a análise de viabilidade e monta seu planejamento financeiro, tem em mãos o planejamento operacional e os pontos fortes e fracos de seu empreendimento.

O documento ajuda a tirar as ideias da cabeça, validá-las e colocá-las no papel de forma organizada. Afinal, quem não se planeja fica refém de suposições e não saberá nem mesmo para que direção ir.

Apesar de existir há muitas décadas, o conceito do plano de negócio ganhou força no Brasil a partir dos anos 1990, com o aumento da globalização e a chegada de grandes empresas no país, que trouxeram essa ideia. Mas é uma ferramenta que atende negócios de qualquer tamanho ou ártea de atuação.

E por que o plano de negócios é tão importante?

Ele permite que o empreendedor enxergue de forma prática e objetiva a viabilidade de suas ideias. Isto é, ajuda a diminuir os riscos de que a empresa não dê certo.

O plano de negócios auxilia na definição de uma série de detalhes e mostra antecipadamente se o empreendimento valerá a pena, se há mercado para aquele produto ou serviço, qual é o público e quem são os concorrentes, e principalmente se a coisa toda vai dar dinheiro e pagar o investimento feito. Não se engane, a falta de todo esse planejamento pode significar perdas consideraveis no futuro.

Quando fazer o plano de negócios?

O quanto antes! Se você está na fase de abertura do negócio, é o momento ideal, já que o planejamento ajudará a definir decisões e ações. Quem já tem uma empresa em funcionamento e nunca fez um plano de negócio, também pode se beneficiar muito dele: o planejamento permite que você repense os objetivos da empresa, melhore os pontos que não estão satisfatórios e até diversifique o mix de serviços ou produtos. É sempre válido recorrer ao plano, em qualquer momento da empresa.

Quanto tempo leva para fazer um bom plano de negócios?

Não pense que é um processo imediato. Um bom plano deve ser construído e pensado aos poucos. O tempo de preenchimento do plano de negócios varia de acordo com quanto cada um se dedica ao tema. Em média, três meses pode ser um período suficiente para pesquisar, fazer levantamentos, refletir e escrever o plano com embasamento e cuidado. Geralmente o mais adequado é pedir ajuda profissional, pois aí você não ganha só tempo, mas ganha também em qualidade.

Quais as consequências de não fazer um plano de negócios?

As consequências, conforme as estatísticas mostram, podem ir de dificuldades financeiras à falência da empresa. A falta do plano de negócios também pode levar a erros de comunicação, erros na formação do preço, perda do foco do público-alvo, e até mesmo localização errada por exemplo.

Que informações devem ser inseridas no plano de negócios?

Há modelos distintos de plano de negócios: alguns são mais complexos e profundos, enquanto outros são mais visuais e superficiais. Na Update nós analisamos caso a caso para determinar qual é a forma mais adequada de análise e documento pensando no tamanho, nos recursos e na complexidade dos negócios dos nossos clientes.

Mas no geral utilizamos a ferramenta do Business Model Canvas como base e depois partimos para a construção do documento formal analisando e descrevendo de forma profunda os seguintes componentes: Sumário executivo, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano de Recursos Humanos, Compliance, Responsabilidade Social, Plano Financeiro e Atestado de Viabilidade do Negócio.

Para nós, o plano de negócios vai muito além de ser somente um documento, mas ele representa a descrição do compromisso formal dos sócios com a empresa e da empresa com a sociedade.

Se precisar de auxílio durante esse processo, conte com a gente!


#planodenegócios #updateyourbusiness #planejamentofinanceiro #empreendedorismo

2 visualizações0 comentário