top of page

6 Razões para Desenvolver sua Inteligência Financeira

Comprar um litro de leite ou comprar a vaca? E aí você deve estar se perguntando o que diabos isso tem a ver com #inteligênciafinanceira...


Bem, vamos lá. Se você comprar o litro de leite, ele é consumido e já era! Você terá novamente que comprar leite amanhã, e depois de amanhã, e para sempre. Agora, suponha que a vaca custe 100 vezes mais que o preço leite. Se você optar por comprar a vaca, depois de consumir 100 litros de leite você começaria a ter o retorno do seu investimento (a vaca) e ainda economizaria mais dinheiro ao começar a produzir o próprio leite. Fora que, a vaca ainda poderia ter um ou mais bezerros, que você poderia vender e obter ainda mais lucro no futuro. 

Conseguiu entender a ideia? Inteligência financeira é a capacidade de conseguir tomar #decisões que te ajudarão a melhorar a sua vida financeira e construir riqueza, para que você possa atingir os seus objetivos de curto, médio e longo prazos. E essa é a primeira razão pela qual ela deve ser desenvolvida.

A segunda razão é que quando você desenvolve a inteligência financeira, você aprende a importância de #poupar dinheiro, e isso significará liberdade de escolha no futuro. Vai te dar, por exemplo, a possibilidade de escolher largar um péssimo emprego, um chefe chato, ou te dar a possibilidade de ter uma grana guardada para investir em um próprio negócio ou fazer o tão sonhado mochilão sabático.

Não passar por apuros com falta de dinheiro durante o mês, não entrar no vermelho e conseguir gerenciar melhor a sua vida financeira, seria a terceira razão. Pois, com inteligência financeira, você passa a utilizar o crédito de forma responsável, encontra meios e métodos para evitar gastar mais do que recebe, e aprende a ser um comprador mais inteligente.

A quarta razão é que irá aprender a diferenciar as suas necessidades dos seus desejos, a diferenciar o que você precisa daquilo que você quer. Entenderá que muitas vezes o que queremos está influenciado pela propaganda, pela mídia, pela pressão social, pela cultura, e você passará a não deixar mais essas influências determinarem suas decisões de consumo.

Aprender a #investir é a quinta e a principal razão para desenvolver a inteligência financeira. Aprende que o investimento em ativos, ou seja, “a compra da vaca”, pode representar mais dinheiro no seu bolso no longo prazo. Reservando uma grana todo mês para investimento, vai passar a utilizar o poder dos juros compostos a seu favor, e sentirá na prática que os aportes de hoje serão a sua fortuna de amanhã e que o tempo recompensa com dinheiro o planejamento, a disciplina, a persistência e o foco.

A sexta e última razão é que terá uma vida mais significativa. Quanto mais você desenvolver sua inteligência financeira, mais fácil será atingir a vida que você deseja. Você terá uma vida mais equilibrada entre presente e futuro. E será extremamente recompensador, ver que, com o passar dos anos, o dinheiro que tanto lutou para conquistar, continuará por perto só que maior e mais forte, pelo fato de ter tomado boas decisões financeiras durante a vida.

Sobre o autor: Luiz Mar é Administrador graduado pela UFPR, com MBA em Direção Estratégica e Pós-Graduação em Finanças Empresarias. Criador do Empoderamento Financeiro onde ensina Inteligência Financeira e Investimentos, é profissional da área financeira e há mais de 15 anos trabalha com planejamento financeiro na Mondelez Internacional. Na Update Consultoria, onde é sócio por mais de 5 anos, ajuda empreendedores e profissionais com treinamentos, investigação apreciativa, plano de negócios, plano financeiro, estratégia e finanças pessoais.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page