top of page

Home Office: O Melhor Escritório do Mundo


Modernidade, pandemias virais, corte de custos... seja lá qual for o motivo, o home office já é uma realidade e vai começar a fazer ainda mais parte do dia a dia das empresas e dos profissionais.

Como contribuição para quem está em vias de experimentar o trabalho remoto, vou deixar aqui a minha humilde opinião com base na minha experiência de, atualmente, estar trabalhando quase que cem por cento do meu tempo a partir de casa já há algum tempo.

Vamos começar pelas principais vantagens:

1) Não perco mais horas intermináveis e improdutivas no trânsito. Não poluo o ambiente com meu carro e não sou mais parte dos congestionamentos diários. E em vários momentos, já pensei em me desfazer do carro.

2) As horas a mais que ganho no dia uso na academia, nas aulas de inglês, e em tocar projetos paralelos que aumentam a motivação no dia a dia.

3) Não tenho mais interrupções desnecessárias das pessoas, o que gera mais produtividade e trabalhos de melhor qualidade.

4) Tenho silêncio. Acabaram as conversas paralelas, o falatório alto e o ruído, resultando em muito mais criatividade e concentração.

5) As pausas para o café são muuuito mais agradáveis com uma caminhada, um sol, ou uma conversa de família. Sem falar que o café de casa é mil vezes melhor que o café de máquina né?

6) A hora do almoço é muito melhor utilizada. Ex.: Almoço em vinte minutos e assim me sobra quarenta minutos para levar minha filha para a escola a pé enquanto tomamos sorvete. Advinha se minha relação com ela melhorou ou não?

7) Não tem ar condicionado no modo frozen, determinado por um ou outro, gelando tudo e todos.

8) Tive uma redução expressiva de gastos com gasolina, alimentação e roupas.

9) Não presencio mais fofoca de corredor, politicagem, discussões por vaidades e não participo mais de rádio peão e agora não sou mais chamado para mini reuniões desnecessárias.

10) Tenho uma vida mais saudável, pois fica mais fácil se alimentar de frutas e tomar mais água durante o expediente. E fico menos suscetível a contrair vírus e bactérias dos outros.

11) As idas ao médico que antes demoravam de duas a três horas agora se fazem em trinta minutos, pois os médicos estão todos perto de casa.

12) Vejo minha filha crescer e sou mais presente no dia a dia da minha família.

13) Sou onipresente no trabalho, pois onde tem wifi eu estou. E isso tem o lado bom, pois muitas vezes a solução de um problema vem quando menos esperamos, e quando isso acontece, o trabalho já está ali do seu lado para ser resolvido.

14) A empresa também ganha, pois tendo menos funcionários presentes no escritório e mais produtivos e engajados em casa significa: corte de custos e despesas administrativas em diversos setores da empresa e mais lucratividade advinda da melhoria de produtividade.

15) Sem sombra de dúvidas tenho mais qualidade de vida e flexibilidade de horário tão necessários e essenciais hoje em dia.

E quais as desvantagens?

1) É muito fácil esquecer que as horas diárias de trabalho não mudaram somente por que você está em casa. E de repente você se pega trabalhando o tempo todo. O que antes era levar trabalho para casa, acaba se tornando o trabalho tomando conta de todo seu tempo em casa.

2) O home office pode sim afetar a sua relação com as demais pessoas na empresa. Você passa a não ser mais "visto" e o distanciamento pode causar a sensação de que você não é mais tão necessário na equipe ou na empresa, mesmo que isso não seja verdade.

3) As conversas sobre carreira e feedbacks sobre o trabalho são bem menores ou passam a não existir mais.

4) Você passa a ter a desconfiança daquele chefe que é mais preconceituoso, daquele que adora mandar e que acha que só trabalha quem é supervisionado, ou daquele que é menos avesso a novidades e a tecnologia.

As dicas de ouro:

1) Vista-se adequadamente para trabalhar. Parece bobagem à primeira vista mas o fato de usar roupas que usaria trabalhando fora te deixa mais concentrado nas tarefas, no horário e na alto-estima. O simples fato de se trocar somente no fim do dia acaba te ajudando a entender que está no fim de expediente e que você precisa desligar.

2) Prepare adequadamente e reserve um local para chamar de seu espaço de trabalho. Ele deve ser adequado e isolado para te ajudar na concentração e na sua imersão no trabalho. Nada de trabalhar perto da cama ou da geladeira!

3) Tenha um diálogo aberto com as pessoas que também estarão na sua casa durante o seu horário de trabalho. É preciso ressaltar que no horário de trabalho você está ali a trabalho. Lembre todo mundo que durante o horário comercial você não deve ser interrompido com questões domésticas. O ideal é que todos que estão em casa finjam mesmo que você não está ali.

Felizmente já temos empresas, líderes e profissionais que estão alinhados com a modernidade, com a tecnologia e na vanguarda de um mundo novo onde o trabalho tem a ver com o que você faz e entrega, e não com onde você está e com quem está!

E mesmo aqueles que antes não acreditavam nisso, estão sendo forçados agora seja por pandemias e ou por forças maiores a aceitar que o trabalho remoto não só dá certo como vai ser a regra muito em breve. E se você continua tendo problemas com o home office, o problema ainda é sobre você.

Já experimentou o home office ou o anywhere office? Quais são as vantagens e as desvantagens na sua opinião?

Sobre o autor: Luiz Mar é Administrador graduado pela UFPR, com MBA em Direção Estratégica e Pós-Graduação em Finanças Empresarias. É criador do Empoderamento Financeiro onde ensina Inteligência Financeira e Investimentos, e do Finanças para Empreendedores onde ajuda pequenos e médios empresários a fazer a gestão financeira dos seus negócios. É profissional da área financeira e há mais de 16 anos trabalha com planejamento financeiro na Mondelez Internacional onde o home office é prática comum. Na Update Consultoria, seja virtualmente ou presencialmente, ajuda empreendedores e profissionais com treinamentos, investigação apreciativa, plano de negócios, plano financeiro, planejamento estratégico e finanças pessoais.

32 visualizações0 comentário
bottom of page