top of page

Já Éramos On-line antes mesmo de Precisarmos Ser

Futuristas estão dizendo que o novo coronavírus está funcionando também como um grande acelerador de futuros. A pandemia, e todas as suas implicações sociais e econômicas, está antecipando e amplificando mudanças que já estavam em andamento como educação a distância, a busca por sustentabilidade, o consumo consciente, a ressignificação dos negócios, o comércio online, o trabalho remoto e etc.

Os que ainda resistiam e torciam o nariz para o comércio virtual, para os negócios e as reuniões on-line e para uma vida conectada, agora estão sendo obrigados a uma adaptação forçada da sua vida e de seus negócios por uma questão óbvia de sobrevivência.

O vírus se espalhou pelo mundo em razão do deslocamento físico, na sua grande maioria por avião, de corpos infectados. Boa parte desses deslocamentos, para fazer negócios, reuniões, atender clientes e etc, seriam perfeitamente dispensáveis numa época em que existe Skype, Zoom, Lives, Whatsapp, Google Duo, Hangouts Meet, Whereby, Youtube e assim por diante.... Mas somente agora aprendemos que além de uma redução expressiva de tempo, custos e despesas, o uso da tecnologia e o evitar deslocamentos desnecessários também significa salvar vidas.


Por aqui, seguido a tendência, nós já éramos uma consultoria on-line mesmo antes de precisarmos ser. Todos os nossos serviços já eram adaptados para que pudéssemos atender os clientes virtualmente e de acordo com as suas necessidades. Alguns exemplos:


Nós fizemos o Plano de Negócio completo da Du Jour Beaute de Teófilo Otoni - MG, totalmente on-line. O plano foi feito através de reuniões virtuais sem a necessidade de conhecermos presencialmente nenhum dos seis sócios. E olha que se tratava de um projeto de alguns milhões de faturamento e de investimento.



Recebendo as informações necessárias via e-mail e através de video chamadas, fizemos o Planejamento Financeiro e Estratégico da Talentos IT com direito a transmissão on-line do resultado do trabalho para todos os funcionários da empresa.


A Brandesign é nossa cliente de Planejamento Financeiro e Consultoria Financeira mensal. Nossa última reunião de apresentação de resultados do último trimestre e alinhamento do plano de ação para o restante do ano foi feita on-line através do Hangouts Meet. Todas as demais necessidades, esclarecimentos de dúvidas e etc são feitas via WhatsApp.



A The Best Vacation Homes que está situada em Orlando - Flórida, é um cliente que prestamos consultoria financeira há quase dois anos. Todas as nossas reuniões são feitas sempre via Hangouts Meet e as dúvidas e as conversas mais rápidas via WhatsApp.


E por falar em Consultoria Financeira, estamos atualmente trabalhando na adequação dos reports e processo de fechamento financeiros da Grano Alimentos situada na cidade de São Paulo. Tudo também está sendo feito via e-mail, Hangouts Meet e WhatsApp.



Evandro recentemente contratou nossos serviços de Consultoria de Finanças Pessoais e Plano de Investimentos. As entrevistas, as reuniões e o esclarecimento das dúvidas foram feitos totalmente on-line, para o seu conforto e segurança.


A Builders Construções de São Luiz do Maranhão contratou o nosso Curso de Finanças Pessoais – O Empoderamento Financeiro para toda a sua liderança, diretoria e gerência. O curso que teve duração de dois dias, oito horas de treinamento, foi feito todo on-line, transmitido ao vivo via Hangouts Meet, como mostra a foto abaixo.


Agora estamos trabalhando para dar ainda mais opções on-line aos nossos clientes e alunos com a conclusão da versão on-line do nosso curso de Finanças para Empreendedores e inciamos a adaptação de nossos workshops de desenvolvimento pessoal e organizacional baseados na Investigação Apreciativa para termos tudo também em versões virtuais.


O fato é que o mundo nunca mais será o mesmo após o fim da pandemia. Durante muito tempo ainda sentiremos os efeitos desse que se tornou um dos eventos mais marcantes da nossa história.


As pessoas ainda por algum tempo não se sentirão seguras em fazer compras em lugares com aglomeração. Os donos de empresas vão repensar os custos com deslocamentos, viagens, reuniões de negócios e principalmente das estruturas físicas e escritórios. As pessoas continuarão querendo os benefícios do consumo e do desenvolvimento pessoal on-line. A crise econômica como resultado da pandemia, vai fazer as pessoas pensarem muito mais antes de consumir supérfluos. As pessoas passarão a dar muito mais importância para reserva de emergência e de uma boa reserva para capital de giro. O mundo vai querer aproveitar e repensar ainda mais o que é tempo de qualidade, e por aí vai...


Aproveite esse momento de extrema dificuldade e de crise, mas também de reflexão, adaptação forçada e especialmente de mudança, para preparar seu negócio e sua vida para esse novo mundo que emergirá pós covid-19. E lembre-se! Conte conosco, estamos on-line para ajudar.



Sobre o autor: Luiz Mar é Administrador graduado pela UFPR, com MBA em Direção Estratégica e Pós-Graduação em Finanças Empresarias. É criador do Empoderamento Financeiro onde ensina Inteligência Financeira e Investimentos, e do Finanças para Empreendedores onde ajuda pequenos e médios empresários a fazer a gestão financeira dos seus negócios. É profissional da área financeira e há mais de 16 anos trabalha com planejamento financeiro na Mondelez Internacional. Na Update Consultoria, seja virtualmente ou presencialmente, ajuda empreendedores e profissionais com treinamentos, investigação apreciativa, plano de negócios, plano financeiro, planejamento estratégico e finanças pessoais.

41 visualizações0 comentário
bottom of page