top of page

O que é o Plano de Négócios e qual a sua Importância na Hora de abrir a sua Empresa?

O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIO?

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão ampla sobre sua empresa e principalmente sobre o mercado no qual está inserido. No plano de negócios você irá definir de forma minuciosa aspectos essenciais do seu negócio como, por exemplo, quais os serviços que irá oferecer e porque os seus clientes preferirão te escolher ao invés de escolher a concorrência. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira, a parte operacional e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa. Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar tudo o que será necessário fazer em termos de investimento de materiais, equipamentos, instalações, pagamento de funcionários e maquinários. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, fazer uma análise profunda do mercado e muito mais.


RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é exatamente o meu negócio?

  • Quais os principais produtos e/ou serviços da minha empresa?

  • Quem serão os meus principais clientes? E qual será minha proposta de valor para eles?

  • Quais serão os custos e as despesas de operação? Quantas pessoas vou precisar?

  • Qual o montante de capital a ser investido?

  • Qual será o faturamento mensal? E qual será o meu ponto de equilíbrio e a margem ideal?

  • Em quanto tempo o capital investido vai retornar?


PLANEJAMENTO

Quando você desenha um plano de negócios você consegue ter uma visão completa do seu negócio para saber como proceder diante das situações que podem afetar a sua empresa em todos os seus estágios de crescimento. Avalia riscos, oportunidades, fraquezas, pontos fortes e ameaças. Além disso, é por meio do planejamento que você consegue preparar os recursos, sejam eles humanos ou financeiros, para o sucesso do seu empreendimento.

ENTENDIMENTO DO MERCADO

Ao montar o plano de negócios é primordial que você analise o mercado e o segmento que você irá atuar. Conheça os seus concorrentes, o mercado, os seus possíveis fornecedores, empresários do mesmo segmento e outras informações necessárias para que você possa se desenvolver.

CONTROLE FINANCEIRO

No plano de negócios você constrói uma parte fundamental que é a questão financeira da sua empresa. Define todos os custos e despesas, faz a previsão das receitas, determina de onde vai tirar os recursos, o que você irá fazer com eles e como você vai fazer a gestão das finanças do seu negócio.


GESTÃO DE PESSOAS

Quando você monta o seu plano de negócios, você monta uma política de como gerenciar os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da sua empresa. E assim, você define uma quantidade estimada de funcionários, sócios e outras pessoas que irão fazer parte do seu empreendimento. Ou seja, também faz uma análise completa de pessoal para a sua empresa.


UPDATE CONSULTORIA

Você pode contar com Update na hora de fazer o planejamento do seu negócio. Oferecemos consultoria empresarial e financeira com a elaboração do Plano de Negócios, que sem sombra de dúvidas fará uma diferença significativa na sobrevivência do seu negócio.


www.seumelhorresultado.com.br/pn

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page