top of page

Por que será que o ato de investir é tão glamourizado?

O ato de investir é, de longe, o momento menos importante da educação financeira. Mas é, de longe, o mais buscado, mais destacado e o mais glamourizado. Por que será?


Por que será que pouco se fala em se desenvolver profissionalmente, encontrar formas de ganhar mais dinheiro, encontrar oportunidades para economizar e assim ter um valor maior para fazer aportes, se tudo isso é muito mais importante do que investir?


Dentro do Empoderamento Financeiro eu sempre destaco que existe um passo a passo ideal para todo mundo que deseja ter sucesso na sua jornada como investidor, que são:


  1. Cuidar da saúde: afinal, sem saúde nada mais fará sentido. Nem dinheiro, nem planos, nada!

  2. Ter objetivos: sem saber ao certo o que você quer da vida, além de vai ficar mais difícil conquistar qualquer coisa, a chance de tomar decisões erradas ao investir será grande. Por isso a nossa dinâmica com o Canvas das Finanças Pessoais é tão importante.

  3. Se qualificar cada vez mais profissionalmente: ao passo que a pessoa estuda e evolui dentro da sua carreira e profissão, a probabilidade de ela aumentar seus rendimentos cresce, e é esse ganho de receita que permitirá aportes maiores e consistentes. Se você for empreendedor, vai ter que encontrar meios de aumentar o faturamento do seu negócio e assim poder aumentar o seu pró-labore. Uma coisa é certa, tanto para CLT como para PJ, estudar, ler, fazer cursos, participar de wokshops e etc, tudo isso é fundamental para aumentar o valor da sua hora de trabalho e por consequência aumentar sua receita.

  4. Desenvolver a Inteligência financeira: como é que a pessoa vai conseguir ter sucesso como investidor sem antes aprender a tomar boas decisões em relação ao seu dinheiro?

  5. Ter planejamento e controle financeiro: é através de um bom aplicativo ou de uma boa planilha de controle financeiro que o futuro investidor vai conseguir identificar onde está indo todo o dinheiro que recebe, onde existem oportunidades para economizar, e poderá fazer um orçamento sem com a intenção de fazer sobrar dinheiro para os investimentos no mês a mês.

  6. Criar o hábito de poupar: para garantir a recorrência dos aportes, o candidato a investidor precisa, inicialmente, criar o hábito de poupar. E só depois, com o hábito criado e algo já guardado, ele deve partir para fazer os seus primeiros investimentos.

  7. Reserva de Emergência: falando em primeiros investimentos, esse é o primeiro passo! Ou seja, criar um colchão financeiro de seis a doze meses de seu custo de vida mensal guardados para eventuais emergências (manutenção do carro, emergências domésticas, problemas de saúde, cirurgia do cachorro, família pedindo dinheiro emprestado...). No Empoderamento Financeiro nós também ensinamos como fazer e onde manter a reserva de emergência.

  8. Investimentos: depois de tudo isso feito, aí sim é hora de partir para os investimentos, sempre de acordo com suas metas e objetivos de vida, e de acordo com o seu perfil de risco.

  9. Estudo constante: após definido o quanto de dinheiro vai dispor, lembre-se que será necessário estudo constante para conhecer o mercado e os produtos de investimento que vai investir. Quanto mais conhecimento adquirir, mais segurança vai ter, e vai estar mais confortável para aumentar seus aportes também na renda variável.



O ato de investir é mais glamourizado porque é mais fácil e mais confortável para as pessoas acreditarem que vão ficar ricas investindo, fazendo daytrade, ou que vão encontrar a fórmula mágica do dinheiro rápido e fácil, e assim mudar sua vida financeira numa tacada de mestre, sem restrições e sem a necessidade de mudar alguma coisa na vida.

Mas a vida real não é assim! Tudo é questão de estudo, consistência, esforço, disciplina, aporte e principalmente tempo.


Em termos de construção de patrimônio, o jogo se ganha no dia a dia e não em eventos glamourosos ou através de cursos que prometem a fórmula perfeita do dinheiro sem esforço.


O jogo se ganha aprendendo a aumentar o valor da sua hora de trabalho e economizando para fazer mais aportes mensais...


E aí sim, depois do dever de casa feito, e com paciência, o investimento feito da forma correta tem o seu papel: multiplicar a grana que você já ganhou e não gastou, ou seja, serve para potencializar a recompensa pelo seu esforço de anos de trabalho. Por isso:


  • Nunca acredite em gente que diz que vive só de investimentos ou de fazer trade;

  • Não acredite em fórmulas mágicas, respostas prontas, no investimento da moda;

  • Não acredite em enriquecimento rápido;

  • Desconfie dos engravatados, dos carrões de luxo e da vida fácil que te apresentam.


O ato de investir é tão falado por que dá dinheiro. Não se engane! Tem todo um sistema armado para fazer você acreditar que é possível multiplicar milhares de vezes o seu dinheiro sem muito esforço. Existem diversas armadilhas feitas por detrás de um influenciador aparentemente bem sucedido, um relatório promissor, um “arrasta para cima bem feito”, um cenário todo montado com a promessa de vida boa, sem trabalho, a vida perfeita. E esse sistema, seja de forma lícita, ou seja através de pirâmides financeiras, quer apenas o seu dinheiro e nada mais.




E aí? O que você vai levar do dia de hoje? Deixa sua opinião nos comentários. ;)


Veja mais:


1) Artigo Revista Veja: https://veja.abril.com.br/economia/os-cursos-que-prometem-ganhos-milionarios-no-day-trade/


2) Documentário Money Doopers: https://www.moneydopers.com.br/


3) Artigo da Folha: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/03/piramides-financeiras-aumentam-com-juros-baixos-e-pandemia-diz-relatorio.shtml


Sobre o autor: Luiz é Administrador graduado pela UFPR, com MBA em Direção Estratégica e Pós-Graduação em Finanças Empresarias. É criador do Empoderamento Financeiro onde ensina Inteligência Financeira e Investimentos, e do Finanças para Empreendedores onde ajuda pequenos e médios empresários a fazer a gestão financeira dos seus negócios. É profissional da área financeira e há 18 anos trabalha com planejamento financeiro na Mondelez Internacional. Na Update Consultoria, seja virtualmente ou presencialmente, ajuda empreendedores e profissionais com treinamentos, investigação apreciativa, plano de negócios, plano financeiro, planejamento estratégico e finanças pessoais e investimentos.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page