top of page

The Dropout é a Série do Caso Theranos que Você Precisa Assitir

The Dropout é uma série obrigatória para todo profissional, pois mostra como a cobiça, a ambição e a desconsideração pelas normas éticas e legais tanto da direção quanto dos investidores, podem levar a uma empresa ao fracasso e prejudicar um número incontável de pessoas.


Vai por mim, você não vai ser o mesmo depois de vê-la!


Resumindo, a série conta a história da #Theranos, uma empresa de saúde, uma #startup que saiu do Vale do Silício, que prometia revolucionar o setor com seu aparelho de teste de diagnóstico chamado Edison.


Fundada em 2003 por Elizabeth Holmes (aos 19 anos), a empresa atraiu investimento de bilhões de dólares e parcerias importantes, como a #Walgreens, mas tudo isso veio a ruir quando a fraude veio a tona.


No seu auge, a empresa chegou a ser avaliada em 9 bilhões de dólares...


O principal problema da #Theranos era que seu aparelho não funcionava como anunciado. Embora a empresa afirmasse que o Edison poderia realizar uma ampla variedade de testes de diagnóstico de forma precisa com uma pequena amostra de sangue, na verdade ele não era capaz, nem de perto, de fazer isso. Em vez de admitir o problema, a empresa optou por mentir para os investidores e clientes, enganando-os sobre a eficácia do aparelho. Uma fraude atrás da outra...


Tudo isso para garantir que o fluxo de dinheiro dos investidores continuassem, pois todos estavam cegos imaginando que tinham descoberto a nova "Apple" ou o novo "Facebook". Assim, a Theranos seguiu com a mentira, e passou a realizar os exames nas pessoas, distribuindo milhões de testes incorretos e potencialmente perigosos para os pacientes. Foram até o fim com a famosa máxima: "finja até que tudo dê certo".


O resultado disso tudo é que além de atrasar outras pesquisas e empresas sérias do ramo da saúde, aumentar o preconceito contra mulheres empreendedoras, prejudicar profissionalmente um monte de gente, causar suicídios e lesar a saúde de milhões de pessoas, a fundadora da #Theranos, Elizabeth Holmes, foi condenada no dia 18.11.22 a mais de 11 anos de prisão além de ter de ressarcir alguns de seus investidores.


O caso #Theranos é um lembrete de que a honestidade, a ética e a integridade são fundamentais e que a ganância realmente pode fazer investidores, pessoas e até mesmo órgãos de regulamentação não enxergarem o crime por detrás dos bilhões.


Empresários e empresas devem sempre priorizar a segurança e a eficácia dos produtos e serviços que oferecem, bem como seguir as normas éticas e legais, sempre!!!! Além disso, é importante lembrar que o sucesso a curto prazo não justifica atalhos éticos ou legais. A verdadeira sustentabilidade vem de práticas empresariais honestas e transparentes.


A série é imperdível! #ficaadica


www.seumelhorresultado.com.br

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page